Energia e Meio Ambiente

Anunciadas novas normas de transporte de petróleo por trens

O secretário de Transportes Anthony Foxx anunciou, no dia 16, que as indústrias ferroviárias e petrolíferas farão modificações no protocolo de transporte de petróleo por trens. As mudanças são em resposta ao aumento de acidentes envolvendo esse tipo de transporte na América do Norte em 2013. Nos últimos sete meses, quatro acidentes com trens que carregavam petróleo cru ocorreram nos EUA e no Canadá, onde 47 pessoas morreram em decorrência. As alterações por parte da indústria seriam o início de uma reavaliação mais profunda dos procedimentos de segurança. Segundo Foxx, as medidas iniciais incluirão um rearranjo das rotas para fora de áreas populosas, novos limites de velocidade e aumento na fiscalização. O transporte ferroviário de petróleo tem aumentado significativamente com o desenvolvimento das reservas de gás e petróleo de xisto. Além da falta de oleodutos próximos dos novos polos de produção, o preço mais competitivo e a flexibilidade das rotas férreas fizeram com que esse modal se popularizasse. Na bacia de Bakken, ponto de partida de três dos quatros trens acidentados, mais de dois terços da produção diária são transportados por ferrovias. Os riscos de acidentes se agravam porque os produtos químicos usados no processo de extração tornam o petróleo de xisto mais inflamável e corrosivo, aumentando as chances de vazamentos e explosões. Agências reguladoras estão revendo os critérios de classificação do petróleo extraído em Bakken a fim de recomendar o carregamento mais apropriado.

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