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O que os dados dos mecanismos de busca dizem sobre o OPEU?

Crédito: Mohamed_hassan/pixabay/conteúdo gratuito

Por Luiza Martins e Tatiana Teixeira* [Divulgação] [Métricas] [SEO]

O Observatório Político dos Estados Unidos (OPEU) tem uma média de 5,6 mil acessos mensais no site por meio de tráfego orgânico, ou seja, usuários que acessam nossa página espontaneamente e sem estímulo de anúncios pagos, por meio de uma busca em diferentes mecanismos. Em setembro de 2024, atingimos 8.886 acessos de tráfego orgânico, e nosso melhor mês nessa categoria foi junho de 2024, com 9.218 acessos. O aumento dos acessos pode ter sido causado pela publicação de temas que estavam em alta no momento (e que assim permanecem), como as eleições nos Estados Unidos. Foi em junho, por sinal, que lançamos a bem-sucedida série “Atitudes, preocupações e preferências políticas dos eleitores de Trump”, de autoria do prof. Wayne Selcher (Elizabethtown, Pensilvânia, EUA). O primeiro Informe OPEU, intitulado “The Appeal of Donald J. Trump”, foi publicado no dia 24 do referido mês. 

Fonte: Semrush

Vale destacar que o tráfego orgânico não considera o tráfego direto quando as pessoas digitam o domínio no site diretamente na barra de pesquisa –, ou o tráfego social orgânico gerado pelos acessos provenientes de publicações na rede social. Assim, o número final de acessos pode ser maior, como mostram os números disponíveis no WordPress, referentes ao intervalo de um mês, em retrospecto, a contar da data de hoje.

Print feito em 4 nov. 2024, com balanço de um mês (Fonte: WordPress)

Quanto à posição das nossas palavras-chave no ranqueamento dos mecanismos de busca, em outubro de 2024, tivemos 41 palavras ranqueadas no top 3 do mecanismo de busca. Isso significa que, quando o usuário pesquisava uma dessas palavras-chave, nosso domínio aparecia entre as três primeiras sugestões de conteúdo. Ainda em outubro, 234 palavras-chave estavam ranqueando entre a 4ª e a 10ª posição do Google. E 286 delas estavam entre a 11ª e a 20ª posição. Esses números mostram que o OPEU tem aumentado seu alcance e visibilidade cada vez mais, potencialmente atingindo um público mais diverso e mesmo fora da Academia.

Fonte: Semrush

Ainda, 119 palavras-chave estavam entre os recursos da SERP. Recursos da SERP são elementos adicionais que aparecem no mecanismo de busca, para além daqueles resultados orgânicos tradicionais. Como exemplo de tais elementos, podemos citar pacote de imagens, principais notícias, ou a aba “as pessoas também perguntam”. Esses recursos existem para priorizar a experiência do usuário e facilitar sua busca. Entre os recursos disponíveis, o OPEU aparece, principalmente, na aba “imagens” do mecanismo de busca, seguido de “notícias principais”, como demonstra o gráfico abaixo. Tanto no caso das palavras-chave orgânicas e dos recursos de SERP, o único mecanismo mapeado é o Google, diferentemente do tráfego, métrica em que ferramentas congêneres também são analisadas.

Fonte: Semrush

Os países, nos quais o domínio do OPEU tem mais tráfego orgânico, são Brasil, com 88%, seguido de Estados Unidos, com 5,5%. Abaixo, podemos ver as páginas que receberam mais acessos por tráfego orgânico, desde que foram publicadas, e, ao lado da página, vemos as visitas estimadas, o que representa a estimativa do tráfego que essas páginas recebem mensalmente. A primeira imagem diz respeito ao Brasil.

Fonte: Ubersuggest

Se considerarmos os Estados Unidos, as principais páginas acessadas por tráfego orgânico, desde que foram publicadas, são:

Fonte: Ubersuggest

A ferramenta de análise de sites Semrush considera como concorrentes orgânicos os “domínios com os quais o domínio analisado concorre nos primeiros 20 resultados de pesquisa orgânica do Google”. Assim, os sites que ela indica como concorrentes orgânicos do OPEU são:

Fonte: Semrush

Considerando-se os critérios da Semrush e as métricas de palavras-chave ranqueadas e tráfego orgânico, o OPEU fica em segundo lugar no Brasil. A primeira posição é ocupada pelo site da RAND Corporation, um antigo, prestigiado e consolidado think tank estadunidense, que atua, entre outras áreas, na oferta de consultoria a diferentes órgãos do governo dos Estados Unidos. Abaixo, podemos ver com mais detalhes. Nesse sentido, os números do OPEU ilustram que o projeto é, hoje, o segundo principal portal procurado no Brasil quando o assunto é Estados Unidos e o primeiro produzido e mantido por brasileiros. O que explica essa posição? Desde sua concepção, em 2010, o OPEU se propôs a oferecer um conteúdo confiável e de qualidade, com textos escritos por pesquisadores da área, entre brasileiros e estrangeiros; revisado e editado de forma ética e profissional; mantendo uma frequência regular de publicação; e de acesso totalmente gratuito a todo seu material.

Fonte: Semrush

Atualmente, muitas informações, notícias e dados importantes não são acessíveis para todas as pessoas. Em vista disso, produzir um conteúdo gratuito e de qualidade significa democratizar o acesso à informação e contribuir para um debate mais justo, equitativo e menos distorcido, ante a profusão de fake news e de desinformação on-line — sobretudo, em anos eleitorais.

 

* Luiza Bueno Martins de Assis é graduanda do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), colaboradora do OPEU e pesquisadora do Latino Observatory. Contato: luiza.bueno653@gmail.com.

Tatiana Teixeira é pesquisadora de Pós-Doutorado (INCT-INEU/CNPq) e editora-chefe do Observatório Político dos Estados Unidos (OPEU). Contato: tatianat19@hotmail.com.

** Revisão e edição: Tatiana Teixeira. Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião do OPEU, ou do INCT-INEU.

*** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

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