Diálogos INEU: Manifestações pró-Palestina nas universidades dos Estados Unidos
Crédito: Lucas Palermo
Por Tatiana Carlotti [Diálogos INEU]
Nesta semana, Diálogos INEU debate os protestos pró-Palestina nas universidades dos Estados Unidos.
Neusa Maria Pereira Bojikian (Unicamp/INCT-INEU) conversa com a professora Michelle Morais de Sá e Silva, da Universidade de Oklahoma, especialista em Direitos Humanos, que está acompanhando in loco as manifestações estudantis que tornaram a Universidade um espaço de mobilização pró-Palestina nos Estados Unidos. Iniciadas um mês após o início do bombardeio de Israel em Gaza, em reação ao ataque do Hamas de 7 de outubro, as manifestações foram reprimidas pelas instituições universitárias por meio de banimento de organizações, proibição de eventos e de protestos. Isso fez com que elas retornassem muito mais organizadas no começo deste semestre, ganhando repercussão.
O impacto dos protestos é nacional, e os universitários recuperam um protagonismo na luta popular e social até então desconhecido pelas atuais gerações, que estão vendo seus professores constrangidos, quando não demitidos, por defenderem o fim do genocídio em Gaza.
Siga nossa programação no Canal do INCT-INEU no YouTube.
Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas são transmitidos sempre às quintas, às 19h.
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA,
com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.