Diálogos INEU: da Guerra Fria aos atentados do 11/9
Por Tatiana Carlotti* [Diálogos INEU]
Os ataques de 11 de setembro, quando a Al-Qaeda golpeou a inviolabilidade do território norte-americano, matando quase 3 mil pessoas, completaram 22 anos na última segunda-feira. Para marcar a data, Neusa Maria Pereira Bojikian (pós-doutoranda Unicamp/INCT-INEU) conversou com o professor Williams Gonçalves (UERJ) sobre o impacto do episódio na ordem global, a partir da mudança da Grande Estratégia dos Estados Unidos.
No primeiro programa, Williams analisa o período do Pós-Guerra Fria até a derrubada do World Trade Center, centrando-se nas estratégias de Washington para manter sua hegemonia em três contextos distintos: o de George H. W. Bush, quando desaparece a ameaça soviética, levando ao questionamento da validade da OTAN; os impasses da globalização neoliberal de Bill Clinton que pavimentarão a ascensão do governo George W. Bush, marcado já em seu primeiro ano (foram oito) pela Guerra ao Terror, com toda a sorte de violações cometidas durante sua implementação, inclusive, uma guerra de 11 anos no Iraque.
Acompanhe nossa programação no Canal do INCT-INEU no YouTube.
Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas são transmitidos sempre às quintas, às 19h.
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.