OPEU recebe jornalistas do AFP Checamos para palestra sobre Desinformação e Verificação Digital
Por Tatiana Teixeira* [Divulgação]
Como lidar com a enxurrada de informação diária e, no meio disso, distinguir a fonte confiável da desinformação? Como fazer esse tipo de verificação, de modo a manter a integridade de sua pesquisa, ou trabalho, e a não disseminar conteúdos falsos que levam ao aumento da polarização política e social?
Para abordar esse tema tão atual quanto relevante, em um contexto de avanço dos recursos ligados à Inteligência Artificial (IA), sem que tenhamos sido preparados e treinados para isso; de fatos alternativos guiando a política; e de insidiosos e truculentos ataques à democracia e às instituições, tanto no Norte, quanto no Sul, o Observatório Político dos Estados Unidos (OPEU) recebe as editoras de Verificação Digital do AFP Checamos, Cecília Sorgine e Maria Clara Preste, para a palestra “Desinformação online: como identificar e quais técnicas usar”.
Este será o primeiro evento do OPEU aberto ao público. Acontece nesta sexta-feira, 31 de março, a partir das 16h, em videoconferência, disponível aqui: bit.ly/opeuconvida.
Compartilhem em suas listas, grupos e redes sociais e compareçam. Serão todes bem-vindes!
* Tatiana Teixeira é editora do OPEU, pesquisadora do NEAI (Ippri/Unesp), professora colaboradora do IRID/UFRJ e editora assistente da revista Sul Global. Contato: tatianat19@hotmail.com.
** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.