Departamento de Inteligência dos EUA publica avaliação anual das ameaças globais
Crédito da imagem: ODNI
Por Yasmin Reis*
Em março de 2023, o Departamento de Inteligência Nacional dos Estados Unidos publicou o relatório anual com a avaliação das principais ameaças mundiais de acordo com a comunidade de Inteligência norte-americana. O documento é lançado anualmente, conforme estabelecido na Lei de Autorização de Inteligência FY21. O objetivo da avaliação consiste na entrega, para os formuladores de política, os combatentes de guerra e os departamentos associados à Segurança Nacional, de uma avaliação das principais ameaças aos interesses nacionais e às vidas norte-americanas.
Os Estados Unidos enfrentarão, nos próximos anos, um sistema internacional complexo e com desafios estratégicos. O documento identifica dois desafios principais. O primeiro deles diz respeito às grandes potências, assim como à ascensão de potências regionais e de atores não estatais, disputando o domínio na ordem internacional. O segundo se refere aos desafios globais a serem enfrentados pela comunidade, como mudança climática, questões econômicas, insegurança alimentar e energética, por exemplo.
A avaliação anual de ameaças objetiva, assim, fornecer ao Congresso norte-americano e à população atualizações das ameaças à Segurança Nacional, detalhando os desafios para o ano em curso e para as próximas décadas. O documento também delineia um projeto de ameaça e risco no curto e também no longo prazo.
* Yasmim Reis é pesquisadora colaboradora no Opeu, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (PPGSID/ESG), bolsista CAPES e assistente de pesquisa voluntária no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC/EGN). Contato: reisabril@gmail.com.
** Revisão e edição final: Tatiana Teixeira. 1ª versão recebida em 13 mar. 2023. Este informe não reflete, necessariamente, a opinião do OPEU, ou do INCT-INEU.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.