Diálogos INEU: Como ficam as relações Brasil-EUA no cenário Lula-Biden
Crédito: Sergio Dutti/WikiMedia Commons
Na primeira metade da entrevista com Marcos Cordeiro Pires (PPGRI- San Tiago Dantas/UNESP-Marília), ele e Neusa Maria Pereira Bojikian (INCT-INEU) levantaram os pontos de convergência e divergência entre os governos Joe Biden e Jair Bolsonaro, analisando possíveis impactos de uma reeleição do atual presidente brasileiro.
Neste segundo programa, eles fazem o mesmo, em um cenário de vitória de Lula. Como podem ser as relações entre os governos Biden e Lula? Além dos pontos de convergência (agenda ambiental, de saúde, de criação de empregos, de inclusão social) entre os governos democrata e petista, Cordeiro comenta as possíveis divergências, entre elas a retomada de um protagonismo externo do Brasil, inspirado na política altiva e ativa da dupla Celso Amorim/Lula.
Ele também destaca que a conjuntura de 2023 será muito diferente daquela encontrada por Lula em 2003, ano de início de seu primeiro mandato. Hoje, os Estados Unidos mantêm uma agressiva campanha contra a influência econômica da China no Brasil e na região.
Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas acontecem sempre às quintas, às 19h. Acompanhe as discussões e se inscreva no nosso Canal.
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Flipboard, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.