Diálogos INEU: tensões entre EUA-China e seus impactos na América Latina e no Brasil
Crédito: Oleg/Adobe Stock/Freepix
No programa anterior, gravado dias antes das eleições presidenciais, ocorridas em 2 de outubro, Neusa Maria Pereira Bojikian (INCT-INEU) conversou com Lívia Peres Milani, pós-doutoranda em Relações Internacionais do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas, sobre os possíveis cenários das eleições no Brasil e das midterms nos EUA.
Nesta segunda parte, elas analisam as relações bilaterais entre Brasil e EUA, e os impactos da aproximação da China de uma região historicamente sob a hegemonia norte-americana. Apesar da narrativa estadunidense agressivamente contrária, afirma Lívia, a China já se consolida como um parceiro estrutural do Brasil. Especialista em defesa, ela observa, também, uma prevalência da dimensão militar sobre a da diplomacia nas relações entre EUA e América Latina.
Quais os impactos para a AL e, em particular, para o Brasil, da tensão crescente entre esses dois gigantes?
E, no meio desse imbróglio, qual o impacto da eleição de Lula? Ou da permanência de Bolsonaro? Será possível uma política altiva e ativa no atual contexto, como destaca Lívia, que não é o mesmo de 20 anos atrás? É o que elas debatem neste novo programa.
Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas acontecem sempre às quintas, às 19h. Acompanhe as discussões e se inscreva no nosso Canal.
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Flipboard, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.