Diálogos INEU: Tecnologia de Guerra, automação da percepção e sistemas preditivos de vigilância
Crédito: Alan Simpson/Flickr
As origens das máquinas capazes de perceber o significado dos acontecimentos ao seu redor e as implicações do uso dessa tecnologia no ambiente da Guerra, dos Mercados e dos governos fazem parte dos temas trazidos pelo professor Eduardo Ramos Mariutti, do Instituto de Economia da Unicamp, em sua conversa com Neusa Maria Pereira Bojikian (INCT-INEU), neste 16º Diálogos de 2022.
Dividida em três partes, a conversa começa com uma discussão sobre o impacto desse “sistema de máquinas que controlam outras máquinas”, que forma uma rede cada vez mais descentralizada, automatizada e com alta capacidade de gerar percepções sintéticas da realidade, de caráter preditivo. Um sistema eficaz no ambiente de guerra, mas problemático em outros contextos, na medida em que essa mesma tecnologia passa a ser utilizada por outras formas de repressão, vigilância, ou exploração comercial. Para entendermos que mundo é esse, Mariutti volta no tempo.
Ele parte da Segunda Guerra Mundial e traz um histórico do desenvolvimento tecnológico, por meio de uma genealogia do processo de automação da percepção humana e dos sistemas preditivos de vigilância. Destaca, por exemplo, como as ideias libertárias da década de 1970 foram incorporadas pela indústria bélica norte-americana. E, também, como a Biologia, a Física e a Organização de Sistemas se integraram na construção desse novo mundo.
Diálogos INEU é um programa quinzenal de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas acontecem sempre às quintas, às 19h.
Referências
BENJAMIN, Walter “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. V. 1, São Paulo: Brasiliense, 1987.
BOUSQUET, Antoine. The Eye of War. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2018.
CHAMAYOU, Grégoire. A Theory of the Drone. Nova York: New Press, 2015.
EYEAL, Nir. Hooked. Penguin Books, 2014.
FOGG, Brian Jeffrey. Persuasive Technology: using computers to change what we think and do. San Francisco: Morgan Kaufmann Publishers, 2003.
GARCIA DOS SANTOS, Laymert. Politizar as Novas Tecnologias. São Paulo: Editora 34, 2011.
HARAWAY, Donna. Simians, Cyborgs, and Women: the reinvention of nature. New York: Routledge, 1991.
SHIVA, Vandana. Biopiracy: the plunder of nature and knowledge. Berkeley: North Atlantic Books, 2016.
PRIGOGINE, Ilya. As Leis do Caos. São Paulo: Unesp, 2000.
RUELE, David. Acaso e caos. São Paulo: Unesp, 1993.
VIRILIO, Paul. The Vision Machine. Bloomington: Indiana U. Press, 1994.
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Flipboard, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.