Diálogos INEU: Insegurança Alimentar para além do contexto da Guerra na Ucrânia
Campos de trigo em Lviv, Ucrânia (Crédito: Raimond Spekking/Wikimedia)
Mais de 800 milhões de pessoas passam fome hoje no mundo. Um contexto que se agrava com a Guerra na Ucrânia e as sanções contra a Rússia, celeiros mundiais. Para comentar os impactos agroalimentares do conflito e o papel da fome nas Relações Internacionais, Neusa Maria Bojikian (INCT-INEU) conversou com Thiago Lima (UFPB), organizador do livro Segurança Alimentar e Relações Internacionais (UFPB, 2021).
Dada a importância e complexidade do tema, a conversa foi dividida em duas partes. Nesta primeira, Lima discute pontualmente o conflito, abordando a questão da fome como uma estratégia de dominação nas relações internacionais. Afinal, não é coincidência o fato de todas as grandes potências serem agropotências, tampouco o combate à fome na periferia do sistema internacional nunca ter sido priorizado.
Diálogos INEU é um programa quinzenal de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas acontecem sempre às quintas, às 19h.
Referências citadas durante o programa:
* Livros
Mike Davis
Holocaustos coloniais: clima, fome, e imperialismo na formação do terceiro mundo (Record Editora, 2002 / 1ª ed. em inglês, 2001)Thiago Lima (Org.)
Segurança Alimentar e Relações Internacionais (UFPB, 2021)Utsa Patnaik, Prabhat Patnaik
A Theory of Imperialism (Columbia University Press, 2017)* Estudos
Banco MundialThe Impact of the War in Ukraine on Food Security | World Bank Expert Answers. 2 abr. 2022.
International Food Policy Research InstituteFood Security, 2022.
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Flipboard, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.