América Latina

Diálogos INEU: um balanço da IX Cúpula das Américas

Retrato de família: foto oficial da IX Cúpula das Américas, em Los Angeles, EUA, 10 jun. 2022 (Crédito: Alan Santos/Palácio do Planalto)

Ocorrida em Los Angeles, entre 6 e 10 de junho, a IX Cúpula das Américas é o ponto de partida para a conversa sobre as relações EUA-América Latina e, mais especificamente, EUA-Brasil, com Tatiana Teixeira (INCT-INEU/IRID-UFRJ), Marcos Cordeiro Pires (UNESP-Marília) e Thaís Caroline Lacerda (Latino Observatory/Unesp-Marília) neste nono episódio da terceira temporada do programa Diálogos INEU, em 16 de junho de 2022.

Coordenadores do portal Latino Observatory, Pires e Lacerda, que acompanham diariamente a pauta latino-americana, identificam e analisam as grandes expectativas do encontro — tanto para o presidente Joe Biden, que se esforça para afastar a tentação chinesa, em franca expansão comercial no continente; quanto para o presidente brasileiro que, em Los Angeles, recebeu a notícia do desaparecimento, agora com confirmação de morte, do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista ex-servidor da Funai Bruno Pereira. Não bastasse, em 11 de junho, a agência de notícias Bloomberg estampa a manchete “Brazil’s Bolsonaro Asked Biden for Re-Election Help Against Lula”.

Os pesquisadores também debatem os desafios regionais que, em tese, poderiam ser resolvidos pela Cúpula, mas que, historicamente e na prática, tem tido uma ação limitada, com resultados frustrantes para o conjunto de países envolvidos. Isso se dá, sobretudo, em temas críticos como o fluxo migratório e o tratamento reservado aos imigrantes em condição ilegal nos Estados Unidos e a manutenção da exclusão, por exemplo, de Cuba, das discussões neste fórum. Afinal, como defendeu o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que se recusou a ir ao encontro deste ano, a Cúpula vai funcionar somente quando for completa e verdadeiramente inclusiva.

Diálogos INEU é um programa quinzenal de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas acontecem sempre às quintas, às 19h.

 

Referências citadas no episódio

Bibliográficas

Dictatorships and double standards: Rationalism and reason in politics: 9780671438364: Kirkpatrick, Jeane J: Libros - Amazon.comKIRKPATRICK, Jeane J.. Dictatorships and double standards: Rationalism and reason in politics. New York: Simon & Schuster, 1982. 270p.

MARTIN, Eric. Brazil’s Bolsonaro Asked Biden for Re-Election Help Against Lula. Bloomberg, Jun 11th 2022. Disponível em: https://www.bloomberg.com/news/articl….

PIRES, Marcos Cordeiro; LACERDA, Thaís Caroline. Cúpula das Américas e a agenda dos EUA para América Latina e Caribe. Panorama EUA, v. 12, n. 3, junho 2022. Disponível em: https://www.opeu.org.br/2022/06/14/cu….

PIRES, Marcos Cordeiro; LACERDA, Thaís Caroline. O 6 de Janeiro, a radicalização da sociedade estadunidense e o fantasma da guerra civil. Latino Observatory, 15 jan. 2022. Disponível em: https://www.latinoobservatory.org/not….

Sites

Cúpula das Américas 2022, Los Angeles: https://www.ixsummitamericas.org/

Latino Observatory: https://www.latinoobservatory.org/

Latino Rebels: https://www.latinorebels.com/

 

** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, Diálogos INEU, atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterFlipboardLinkedIn

Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais