Diálogos INEU – Panorama das eleições 2024: questão racial e desinformação
Crédito: Lucas Palermos
Por Tatiana Carlotti [Diálogos INEU] [Eleições 2024] [Questão racial] [Swing states]
No Diálogos INEU desta semana, Neusa Maria Pereira Bojikian (Unicamp/INCT-INEU) continua sua análise sobre o voto da população não branca nos Estados Unidos, em especial da população hispânica (imigrantes) e afrodescendente, apontadas como definidoras no resultado eleitoral nos chamados “swing states”.
Diretamente de Washington, onde acompanha o debate no circuito acadêmico, entre ativistas e até mesmo estrategistas de campanha, ela esmiúça como democratas e republicanos estão tratando a questão racial, dando ênfase à desinformação e ao sensacionalismo, explorados pela campanha trumpista.
De teorias da conspiração que tendem a espalhar o medo e o preconceito contra os imigrantes, passando pelo questionamento das origens negras de Kamala e da inteligência da vice-presidente dos Estados Unidos, o que se vê nestas últimas semanas antes das eleições, é um verdadeiro “vale-tudo” atrás de votos.
Confira o programa e acompanhe as eleições nos Estados Unidos, com quem realmente entende do assunto:
Siga nossa programação no Canal do INCT-INEU no YouTube.
Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas são transmitidos sempre às quintas, às 19h.
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA,
com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.