Diálogos INEU – Impacto das sanções econômicas para a população venezuelana
Crédito: Lucas Palermo
Por Tatiana Carlotti [Diálogos INEU]
No programa anterior, Neusa Maria Pereira Bojikian (Unicamp/INCT-INEU) e a professora de Relações Internacionais Carolina Pedroso (Unifesp) conversaram sobre as sanções econômicas aplicadas pelos Estados Unidos à Venezuela, a partir de um panorama histórico das relações entre os dois países.
Neste programa, elas aprofundam a questão das sanções e analisam suas consequências sobre a população venezuelana e na política interna do país sul-americano. O problema central, afirma Pedroso, é uma brutal concentração da economia venezuelana na produção de petróleo e no extrativismo de minérios.
Ela destaca a ausência de um setor agrícola, por exemplo, o que impediu a Venezuela de conquistar a sua soberania alimentar. “Se é um país que depende da importação para alimentar a sua população, qualquer restrição no comércio exterior vai ter um impacto também na possibilidade de as pessoas se alimentarem ou não”.
Elas também trazem as principais críticas (da esquerda à direita) contra as sanções, inclusive, nos Estados Unidos. Compreenda o que está acontecendo na Venezuela com quem estuda sobre o tema.
Siga nossa programação no Canal do INCT-INEU no YouTube.
Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas são transmitidos sempre às quintas, às 19h.
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA,
com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.