Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA lança Estratégia de Inteligência Artificial
Crédito: TSViPhoto/Shutterstock.com
Por Yasmim Abril M. Reis* [Documentos]
Em 10 de julho de 2024, o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (Marines, em inglês) lançou a Estratégia de Inteligência Artificial. Destaca-se que o documento é um marco no processo de transformação e de modernização dos Marines.
A Estratégia de Inteligência Artificial tem por finalidade a integração da IA a todos os níveis do Corpo de Fuzileiros, visando ao apoio mais rápido para a tomada de decisões, reduzindo o tempo e as múltiplas funções requeridas. Vale sublinhar que os Marines estão passando por um processo de modernização por meio do projeto Force Design 2030, com o objetivo de promover a readaptação do Corpo de Fuzileiros Navais ante as mudanças no ambiente estratégico internacional.
A Estratégia apresenta e desenvolve cinco metas: alinhamento; promoção da força de trabalho; implantação da Inteligência Artificial em escala; governança do setor e, por último, busca de parcerias e de colaboração, por meio da compreensão mais abrangente do ambiente operacional. Nesse sentido, o documento busca proporcionar uma melhor adaptação operacional, por meio do aprimoramento da consciência situacional no campo de batalha moderno.
O que se constata, com a divulgação dessa Estratégia, é que o avanço da Inteligência Artificial tem se tornado incontornável. Desse modo, o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos observa a necessidade do desenvolvimento de uma melhor adaptação às novas adversidades no campo de batalha por meio da análise de dados, visando a facilitar a tomada de decisões mais rápida no ambiente operacional.
* Yasmim Abril M. Reis é doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (PPGSID/ESG), pesquisadora colaboradora no OPEU e vice-líder e assistente de pesquisa voluntária no Laboratório de Simulações e Cenários na linha de pesquisa de Biodefesa e Segurança Alimentar (LSC/EGN). Contato: reisabril@gmail.com.
** Primeira revisão: Simone Gondim. Contato: simone.gondim.jornalista@gmail.com. Segunda revisão e edição final: Tatiana Teixeira. Primeira versão recebida em 16 jul. 2024. Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião do OPEU, ou do INCT-INEU.
*** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os Estados Unidos,
com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.