Divulgação

‘Projeto Villar’ expõe face sombria do ‘Sonho Americano’

(Arquivo) ‘Sem-teto, sem dinheiro, com fome, com frio’: mulher pede ajuda em rua de Nova York, EUA, em 22 mar. 2016 (Crédito: Lars Rollberg/Flickr)

Por Camila Vidal* [Divulgação]

Amazon.com.br eBooks Kindle: Esclavos Unidos. La otra cara del American Dream (Spanish Edition), Villar, HelenaVinculado ao grupo de estudos INCT-INEU (UFSC) e ao projeto de pesquisa “O poder das ideias e a manutenção hegemônica através do consenso: Estados Unidos e América Latina”, o Projeto Villar é fruto de encontros e discussões realizadas ao longo do primeiro e segundo semestres de 2023 junto de estudantes da Pós-Graduação (PPGRI) e da Graduação (Relações Internacionais) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ao fim da leitura do livro de Helena Villar, Esclavos Unidos: La otra cara del American Dream (Ediciones Akal, 2021), buscou-se coletar e sistematizar os vários dados apresentados pela autora sobre os Estados Unidos “real”, rompendo com a romantização de um American Dream que há muito deixou de ser uma realidade. A partir da sistematização desses dados, criamos categorias como saúde, educação, encarceramento, violência, pobreza, entre outros; e os apresentamos em vídeos curtos e didáticos a partir de recursos audiovisuais com o apoio do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC.

Entre as características que serão detalhadas estão:

– País com mais habitantes encarcerados do planeta;

– País com mais armas per capita do mundo;

– País com maior exército do globo;

– Expectativa de vida semelhante à das nações latino-americanas em desenvolvimento;

– Maior percentagem de pobreza juvenil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);

– Acumula a dívida pública mais elevada do planeta;

– Seus cidadãos têm 20 vezes mais probabilidades de morrer, devido à violência armada do que o restante dos países industrializados;

– Compete nas primeiras posições da desigualdade global;

– País com o maior número de mortes por violência armada e consumo de drogas; e

– Elevada taxa de analfabetismo.

O primeiro vídeo da série trata do tema da saúde e está disponível aqui.

 

O projeto é coordenado por Camila Vidal, professora no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea (GEPPIC), do Instituto de Estudos para América Latina (IELA/UFSC) e do Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH/UFSC). Contato: camila.vidal@ufsc.br e camilafeixvidal@gmail.com.

 

* Revisão e edição final: Tatiana Teixeira. Primeira versão recebida em 24 jun. 2024. Seu conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião do OPEU, ou do INCT-INEU.

** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora Tatiana Teixeira, no e-mailtatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas Newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mailtcarlotti@gmail.com.

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitterLinkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA,

com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais