Diálogos INEU: A agenda do G-20 sob a presidência do Brasil
Por Tatiana Carlotti [Diálogos INEU]
Neste primeiro Diálogos INEU sobre a presidência do Brasil no G-20, Neusa Maria Pereira Bojikian (Unicamp/ INCT-INEU) conversa com o professor Roberto Goulart Menezes (UnB) sobre o fórum internacional que, após uma série de encontros de diferentes níveis de decisão e grupos de trabalho, reunirá os líderes das principais economias do mundo nos dias 18 e 19 de novembro deste ano, no Rio de Janeiro. Na avaliação de Menezes, trata-se do evento mais importante da política externa brasileira, capaz de colocar o Brasil no foco da política internacional, permitindo o contato com as 18 maiores economias mundiais, a União Europeia e também a União Africana, que estreia sua participação no G-20.
Neste primeiro programa sobre o tema, ele detalha as principais agendas impulsionadas pelo Brasil: o combate à fome, à pobreza e às desigualdades, o enfrentamento das mudanças climáticas e a reorganização da governança global. Um programa imperdível que explica não só a estrutura do Conferência, organizada em duas trilhas de atuação – a de sherpas (mais política) e a de finanças –, como detalha as principais discussões que o Brasil – ao lado de seus parceiros do Sul Global – proporcionará ao mundo.
Siga nossa programação no Canal do INCT-INEU no YouTube.
Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas são transmitidos sempre às quintas, às 19h.
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA,
com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.