Diálogos INEU: as conflituosas relações entre EUA e Irã no século XXI
Crédito da imagem: Lucas Palermo
Por Tatiana Carlotti [Diálogos INEU]
No Diálogos INEU anterior, Neusa Maria Pereira Bojikian (Unicamp/INCT) e Isabela Agostinelli dos Santos (pós-doutoranda do INCT-INEU) analisaram a relação triangular envolvendo Estados Unidos, Irã e Israel no contexto da Guerra em Gaza. Nesta semana, elas se concentram na relação bilateral entre os Estados Unidos e o Irã, em particular, a política estadunidense de sanções econômicas, que vem sendo “a grande pedra angular dessas relações”, afirma a pesquisadora.
Autora da tese “Morte e vida palestina: a reorientação tática do colonialismo israelense na Faixa de Gaza”, Isabela traz um panorama das relações entre os dois países ao longo do século XXI, a partir da Guerra Global ao Terror, quando o Irã foi inserido na doutrina do “Eixo do Mal” do governo George W. Bush. Ela também aborda as diferenças das políticas externas dos governos Barack Obama e Donald Trump em relação ao país, traz os principais atores do “Eixo da Resistência” na região e analisa a presença diplomática da China, levantando a questão: Estaremos testemunhando um Oriente Médio pós-americano?
Esta é a segunda parte do programa, confiram a primeira em: • Da Guerra em Gaza às tensões Irã-Israel
Siga nossa programação no Canal do INCT-INEU no YouTube.
Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas são transmitidos sempre às quintas, às 19h.
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA,
com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.