Diálogos INEU – Movimentos autocráticos nos EUA-Brasil: projeções e cenários (3)
Os então presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump em entrevista coletiva na Casa Branca, em Washington, D.C., em 19 mar. 2019 (Crédito: Isac Nóbrega/PR/Flickr)
Por Tatiana Carlotti [Divulgação]
No último programa da série sobre movimentos autocráticos nos Estados Unidos e no Brasil, exibido em 2 de março, Neusa Maria Pereira Bojikian (INCT-INEU/Unicamp) e Fábio de Sá e Silva (Universidade de Oklahoma, EUA) analisam o bolsonarismo e o trumpismo, expondo suas conexões e projetando cenários.
“Tanto o trumpismo quanto o bolsonarismo têm lastro na sociedade”, mas “essa parcela da população é tendencialmente minoritária”, afirma Sá e Silva. Ele observa que, em 2022, a candidatura de Lula e a frente democrática constituída em seu entorno no Brasil, assim como os democratas durante as eleições legislativas nos EUA, comprometeram-se a “assegurar a democracia contra as ameaças autoritárias”. E, de fato, a democracia conseguiu garantir a vitória de Lula e impediu um tsunami republicano nas midterms. Nesse contexto, como ficam o bolsonarismo e o trumpismo?
Assista ao programa (no vídeo abaixo) e se inscreva no nosso Canal.
Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas acontecem sempre às quintas, às 19h.
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.