Diálogos INEU – Movimentos autocráticos no Brasil e nos EUA: os ataques (1)
Invasão ao Capitólio nos EUA (Fonte: WikiCommons)
Por Tatiana Carlotti [Divulgação]
Os ataques contra a democracia perpetrados pela extrema direita foram mencionados por Joe Biden em seu discurso sobre o Estado da União, em 7 de fevereiro. O mesmo tema esteve no centro das conversas, na Casa Branca, entre Biden e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, obrigado a conter uma tentativa de golpe no Brasil, com apenas oito dias de mandato.
Em meio a esses episódios, inauguramos a quarta temporada dos Diálogos INEU, um programa de divulgação acadêmica que traz entrevistas com pesquisadores sobre os Estados Unidos. É o caso de Fábio de Sá e Silva, graduado, mestre e doutor na área do Direito em 2017, professor de Estudos Internacionais e de Estudos Brasileiros na Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos.
Em sua conversa com Neusa Maria Pereira Bojikian (INCT-INEU/Unicamp), em 16 de fevereiro, na apresentação do programa, Sá e Silva analisa as semelhanças e as diferenças dos dois ataques da extrema direita: a norte-americana, em 6 de janeiro de 2021, e a brasileira, em 8 de janeiro último. Deste segundo caso, destaca duas particularidades: a participação de setores das Forças Armadas, ou das polícias, nos atos golpistas, o que não se viu nos EUA; e o fato de eles se dirigirem contra os Três Poderes da República.
Assista ao programa (no vídeo abaixo) e se inscreva no nosso Canal.
Diálogos INEU é um programa de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas acontecem sempre às quintas, às 19h.
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.