Estratégia Nacional Sanitária e de Biodefesa é lançada pelo governo Biden-Harris
Biden quer fortalecer EUA contra futuras pandemias (Crédito: peshkova/Depositphotos)
Por Yasmin Reis*
A administração Biden-Harris lançou, em outubro de 2022, o Plano Nacional de Estratégia de Biodefesa e Implementação para combater ameaças biológicas, melhorar a preparação pandêmica e alcançar a segurança global da saúde. O documento também é conhecido como Memorando de Segurança Nacional – 15, ou NSM-15.
A covid-19 se tornou um exemplo evidente de como doenças infecciosas ultrapassam fronteiras e perturbam as sociedades, sendo, nesse sentido, uma ameaça à segurança nacional e à estabilidade global. E, no atual cenário, outras doenças estão sendo combatidas, concomitantemente, como: surto de varíola, poliomielite, Ebola e influenza aviária, algumas, inclusive, em tese, consideradas controladas e/ou já erradicadas.
Diante disso, o NSM-15 objetiva “proteger a nação de futuras pandemias e ameaças biológicas por meio de um conjunto de metas para transformar a segurança da saúde, bem como das biodefesas”. Para tanto, o plano propõe detectar, prevenir, preparar, responder e recuperar o país de incidentes biológicos, mediante o trabalho de 20 agências federais, atuando com parceiros internacionais, estaduais, locais e do setor privado.
O documento elenca cinco propostas no combate a essas ameaças, a saber: detectar pandemias e outras ameaças biológicas; evitar que surtos se tornem epidemias e prevenir incidentes biológicos antes que aconteçam; preparar-se para pandemias e outros incidentes biológicos; responder rapidamente quando ocorrerem; e, por fim, recuperar-se dessa eventualidade.
* Yasmin Reis é pesquisadora voluntária do Opeu, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (PPGSID/ESG), bolsista CAPES e assistente de pesquisa voluntária no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC/EGN). Contato: reisabril@gmail.com.
** Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas Newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Flipboard, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.