Relatório final da Comissão Presidencial sobre a Suprema Corte dos Estados Unidos
Suprema Corte dos EUA, em Washington, D.C. (Crédito: Anthony Quintano/Flickr)
Por Equipe Opeu
Instalada em 17 de maio de 2021 pelo presidente Joe Biden, conforme a Ordem Executiva 14023, a Comissão Presidencial foi criada para debater reformas na Suprema Corte dos Estados Unidos, unindo um total de 36 comissionados. Entre eles, estão juristas, juízes federais aposentados e acadêmicos, de identificações políticas variadas.
O relatório final dos trabalhos da Comissão foi entregue ao Poder Executivo em dezembro de 2021.
Com seu conteúdo principal distribuído em cinco capítulos, o documento apresenta o histórico dos esforços de reforma da Suprema Corte, que remontam ao momento fundacional do país; examina as propostas de expansão, ou outras possibilidades de se alterar a estrutura atual da Casa; aborda as propostas relativas ao caráter vitalício do mandato dos juízes, assim como aquelas referentes à redução de poder da Suprema Corte, ou do Poder Judiciário como um todo; e, finalmente, debruça-se sobre os modus operandi e faciendi da mais alta instância legal do país, explicando suas decisões.
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas Newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Flipboard, Linkedin
e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.