Diálogos INEU: a fome no Brasil e no mundo
Crédito: Creative Commons
Dada a escalada da fome, que atinge 800 milhões de pessoas no mundo, nesta 11ª edição do Diálogos INEU em 2022, Neusa Maria Bojikian (INCT-INEU) dá sequência à conversa com Thiago Lima (UFPB), especialista em segurança alimentar e em relações internacionais, iniciada no programa anterior.
Partindo da premissa de que o combate à fome no mundo não é uma prioridade das grandes potências, pelo contrário, eles analisam os esforços e estudos das organizações multilaterais, que aconselham o estabelecimento de circuitos curtos de produção e de consumo de alimentos, na contramão dos interesses do agronegócio.
Setor que integra no Brasil, aponta Lima, uma coalizão política que tem como projeto a expansão, e não a redução, da fome. Como combater esses interesses e devolver a dignidade aos 33,1 milhões de brasileiros que não têm o que comer? Em sua avaliação, sem mudança de governo não haverá esperança para os mais pobres no nosso país.
Diálogos INEU é um programa quinzenal de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas acontecem sempre às quintas, às 19h.
Referências
Nora McKeon
Food Security Governance: Empowering Communities, Regulating Corporations (Routledge, 2015)Thiago Lima e Atos Dias
Segurança alimentar russa: estratégia de autonomia para uma estrutura internacional de incertezas (Revista Brasileira de Estudos de Defesa, v.5, p. 273-294, 2019)Thiago Lima
O protecionismo agrícola nos Estados Unidos – Resiliência e economia política dos complexos agroindustriais (Editora Unesp, 2018)Portal FGV Brasil atinge novo recorde de brasileiros sem condições para se alimentar, mostra pesquisa (2 Jun 2022)
OXFAMFome avança no Brasil em 2022 e atinge 33,1 milhões de pessoas (8 Jun 2022)
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, para atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Flipboard, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.