Diálogos INEU: guerra na Ucrânia é bom ou mau negócio para governo Biden?
Presidente Joe Biden, em 17 mar. 2021, na Casa Branca, em Washington, D.C. (Crédito: Adam Schultz/Casa Branca Oficial)
Para discutir a Guerra na Ucrânia e, em particular, os impactos do conflito na política doméstica norte-americana neste ano de eleições parlamentares, que ocorrem na metade do mandato presidencial, as chamadas “midterms”, Tatiana Teixeira (INCT-INEU/UFRJ-IRID) conversou, em 31 de março, com o coordenador do INCT-INEU e professor titular da Unicamp, Sebastião Carlos Velasco e Cruz.
Embora haja convergência entre democratas e republicanos sobre o apoio à Ucrânia, a disputa político-partidária continua firme e sem sinais de arrefecimento. Longe de se traduzir em ganhos políticos, como uma melhora na percepção da figura do presidente e comandante em chefe, o conflito vem, na verdade, prejudicando o governo Biden, apontado pelo cidadão norte-americano como o principal responsável pela disparada da inflação nos Estados Unidos.
Por que então, ainda assim, o governo democrata continua a elevar o tom e a anunciar novas sanções, contribuindo mais para a exacerbação do conflito russo-ucraniano do que, propriamente, para sua desescalada? É preciso lembrar, observa Velasco e Cruz, do problema nunca resolvido pelos Estados Unidos inerente à ordem internacional do Pós-Guerra Fria. Dentro desta chave, a política do Ocidente para a Ucrânia levou a crise em curso, que não começa hoje, a patamares ainda mais elevados.
Diálogos INEU é um programa quinzenal de entrevistas com especialistas em Estados Unidos produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diversas universidades do país. Os programas acontecem sempre às quintas, às 19h. O próximo será no dia 14 de abril.
Sites recomendados neste episódio
* Sobre o OPEU, ou para contribuir com artigos, entrar em contato com a editora do OPEU, Tatiana Teixeira, no e-mail: tatianat19@hotmail.com. Sobre as nossas newsletters, Diálogos INEU, atendimento à imprensa, ou outros assuntos, entrar em contato com Tatiana Carlotti, no e-mail: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Flipboard, LinkedIn
e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.
Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.