EUA vs China: competição tecnológica e política industrial
Fonte: analyticsindiamag.com
Por Tatiana Carlotti*
Neste 14º. Diálogos, em sequência às análises sobre as relações Estados Unidos – China, Neusa Maria Pereira Bojikian (INCT-INEU) conversa com Alexandre Leite, economista e professor de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sobre a competição tecnológica e as políticas industriais praticadas pelos dois países.
Analisando a perspectiva norte-americana, Bojikian destaca a recorrente queda de braços entre o fundamentalismo de mercado e o America Way de implementar políticas industriais. Disputa que se vê não apenas entre republicanos e democratas, mas também no âmbito do Partido Democrata, atualmente cindido entre “moderados” e “progressistas”.
Nessa mesma linha, Leite nota que a experiência dos Estados Unidos inclusive atesta: é a política industrial que vem salvando a população norte-americana em seus momentos de crise. Ele então discute o caráter da política industrial chinesa, ancorada em planejamento a longo prazo e na forte atuação do Estado direcionada para as metas. Segundo Leite, não há um planejamento tendo em vista mecanismos de reação ao comportamento de outros atores.
Diálogos INEU é produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diferentes universidades, todos especialistas sobre Estados Unidos. Nossos programas são quinzenais e acontecem todas as quintas, às 19h.
Referências citadas ao longo do programa
John Kenneth Galbraith. 1929. A Grande Crise. São Paulo: La Fonte, 2010.
Ha-Joong Chang. Chutando a escada: A estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. São Paulo: Unesp, 2004
* Tatiana Carlotti é assessora de Imprensa do OPEU e do INCT-INEU, editora das Newsletters OPEU e Diálogos INEU e editora de conteúdo audiovisual. Contato: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Flipboard, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.