EUA vs China: rumo a uma nova Guerra Fria?
Fonte da imagem: El Heraldo
Por Tatiana Carlotti*
A rivalidade entre os Estados Unidos e a China é realidade inconteste, mas a natureza desse conflito e seu impacto ainda provocam discordâncias entre os especialistas. Alguns enxergam indícios de uma nova Guerra Fria nas tensões entre os dois países. Outros refutam essa comparação, observando que Pequim está muito mais preocupada em preservar a imagem do governo chinês, para efetivar seu grande projeto de desenvolvimento, e defender o princípio da soberania, do que protagonizar um confronto dessa natureza, diante do qual a derrota parece certa.
Mas se não é Guerra Fria, é o quê? Como caracterizar as relações sino-americanas hoje? Essas e outras questões são debatidas pelo professor Williams Gonçalves (RI-UERJ) e pela pesquisadora Neusa Maria Bojikian (INCT-INEU) no 10º programa Diálogos INEU, e terceiro da série voltada para as relações EUA-China que contou, em edições anteriores, com a participação de Marco Cepik (UFRS) e Marcos Cordeiros Pires (Unesp-Marília).
Diálogos INEU é produzido pelo INCT-INEU, rede que agrega mais de 100 pesquisadores de diferentes universidades, todos especialistas sobre Estados Unidos. Nossos programas são quinzenais e acontecem todas as quintas, às 19h.
Bibliografia indicada
European Commission and HR/VP contribution to the European Council EU-China – A Strategic Outlook, 12 March 2019.
KISSINGER, Henry. Sobre a China. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
* Tatiana Carlotti é assessora de Imprensa do OPEU e do INCT-INEU, editora das Newsletters OPEU e Diálogos INEU e editora de conteúdo audiovisual. Contato: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Flipboard, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.