Mais de uma década e 3.000 postagens depois, OPEU olha para o futuro
Crédito da imagem: Natália Constantino (Arte) e Tatiana Teixeira (Conteúdo)
Por Tatiana Teixeira*
Desde a inauguração do site do OPEU, em 30 de agosto de 2010, foram pelo menos 3.060 postagens, de regularidade contínua, entre Informes OPEU, Panoramas EUA, Estudos e Análises de Conjuntura, Entrevistas e Resenhas elaboradas pela própria equipe e por nossos colaboradores (do INCT-INEU e externos), divulgação de artigos de fontes diversas, eventos, lançamentos de livros, entre outros.
Em 11 anos de existência, o OPEU passou, de modo incremental, por diferentes etapas na construção de sua identidade institucional, assim como no processo de aprofundamento do que considera como suas missões:
- informar com qualidade e responsabilidade, com atenção ao conteúdo, à escrita e à forma de divulgação, o que consolidou o papel do OPEU como provedor de informação sólida e confiável para alunos, professores, pesquisadores e jornalistas; assim como para sites acadêmicos, de notícias e não acadêmicos em geral;
- construir pontes entre diferentes redes e pesquisadores, americanistas e não americanistas, mediante: 1) os renovados convites para publicação feito a pesquisadores de fora da rede do INCT-INEU; e 2) as parcerias com o Laboratório de Eleições, Partidos e Política Comparada (Lappcom), um núcleo de pesquisa vinculado ao Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DCP/UFRJ), e com o Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI), ligado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (Ippri) da Universidade Estadual Paulista (UNESP);
- contribuir para a formação de uma nova geração de americanistas.
Nossos 14 pesquisadores e pesquisadoras juniores estão distribuídos em Áreas Temáticas para:
1) monitorar o noticiário nos Estados Unidos;
2) elaborar Informes OPEU, Resumos da Semana e Panoramas EUA;
3) propostas de artigos e papers para periódicos e participação em eventos acadêmicos. Coautorias são fortemente estimuladas entre os graduandes e pós-graduandes membros da nova Equipe OPEU, assim como com orientandos de membros da rede do INCT-INEU. Entendemos isso como uma forma de aprendizado, de ampliar possibilidades e de estabelecer novas conexões.
Nossos pesquisadores e pesquisadoras juniores também dividem entre si a atualização das redes sociais do OPEU, a edição de vídeos curtos do programa Diálogos INEU — o outro canal de difusão científica do INCT-INEU — e a criação das Artes.
Em junho deste ano, a equipe voltou a crescer, com a adesão de um doutor (PEPI/UFRJ), de vários alunos de graduação do IRID/UFRJ e da Universidade LaSalle, além de pós-graduandos do PPGRI/Uerj e do PEPI/UFRJ, como colaboradores voluntários. Com isso, já registramos um aumento quantitativo e qualitativo em todas as frentes de atuação do OPEU, lançamos novos produtos e ampliamos a interação do OPEU com grupos de pesquisa nas redes sociais.
Embora as atividades dos membros da comunidade epistêmica do INCT-INEU sejam divulgadas indistintamente em todas as redes sociais do OPEU, cada uma delas começou a adquirir um perfil próprio, criado por nossos pesquisadores juniores, com conteúdo específico.
Entre eles, destacamos e convidamos todes a conhecer: os diferentes “fios” temáticos publicados no Twitter, como o de filmes e séries de televisão sobre os Estados Unidos e o de Excepcionalismo Americano e, em breve, os do Afeganistão e do 11 de Setembro; as indicações semanais de livros sobre os Estados Unidos, no LinkedIn; ou os vídeos curtos que estão sendo preparados para Facebook e Instagram (conta criada pelos pesquisadores juniores!), por meio dos quais esperamos atingir um público mais jovem.
Finalmente, o planejamento de atividades para 2021/2 prevê, entre outros:
1) produção de vídeos e de podcasts com o conteúdo do a) Resumo da Semana, b) Balanço semanal dos textos publicados no site do OPEU, c) Glossário de conceitos para explicar e ajudar a entender o atual debate sociopolítico nos Estados Unidos. Ao oferecer conteúdo audiovisual, esperamos poder contribuir para uma maior acessibilidade à produção do OPEU;
2) entrevistas com os pesquisadores da rede de mais de 100 membros do INCT-INEU para produzir uma Seção Memória do instituto, divulgar agendas de pesquisa e estimular o diálogo interinstitucional e interdisciplinar.
Queremos conectar pessoas, instituições, ideias.
E, como nossos jovens pesquisadores, o OPEU tem muitos projetos e olha para frente, acima da tempestade.
* Tatiana Teixeira é editora do OPEU, pesquisadora do INCT-INEU e do NEAI (Ippri/Unesp), professora colaboradora do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID/UFRJ) e editora assistente da revista Sul Global, do IRID. Contato: tatianat19@hotmail.com.
Assessora de Imprensa do OPEU e do INCT-INEU, editora das Newsletters OPEU e Diálogos INEU e editora de conteúdo audiovisual: Tatiana Carlotti. Contato: tcarlotti@gmail.com.
Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.
Siga o OPEU no Instagram, Twitter, Flipboard, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.
Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.