Hegemonia dos EUA: colapso, ou mito do colapso?
Os Estados Unidos vivem uma “crise hegemônica terminal”? O poder americano no sistema mundial moderno está em colapso? Ou se trata de mais um mito do colapso do poder americano? E o sistema mundial moderno? Também chegou ao esgotamento? Pedro Donizete da Costa Júnior retoma este debate com o recém-lançado O Poder Americano no Sistema Mundial Moderno: colapso ou mito do Colapso?.
Fruto de um projeto de pesquisa que contou com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o livro se debruça sobre as grandes transformações estruturais do Sistema Internacional desde os anos 1970 até o início do século XXI.
O objeto de análise é a chamada “crise da hegemonia americana”, assim como a crise do próprio Sistema Mundial Moderno, com base nas discussões entre duas correntes das Relações Internacionais – a do “sistema-mundo” e a do “desenvolvimento”. Esse caminho será trilhado à luz das interpretações de três grandes autores críticos ligados a essas correntes: Giovanni Arrighi, Immanuel Wallerstein e José Luís Fiori.
Pedro Donizete da Costa Júnior é doutorando em Ciência Política pela USP e mestre em Ciência Política pela PUC-SP (2012). É professor de Relações Internacionais e Economia da Facamp e das Faculdades Integradas Rio Branco, com atuação predominantemente nas áreas de Economia Política Internacional, Teoria das Relações Internacionais e Relações Internacionais Contemporâneas.
Informações da obra
Autor: Pedro Donizete da Costa Júnior. Título: O Poder Americano no Sistema Mundial Moderno: Colapso ou Mito do Colapso?. Editora: Appris. Ano de lançamento: 2019. Número de páginas: 158.
* Sumário *
Introdução
Teoria e conjuntura
1 Giovanni Arrighi – os ciclos hegemônicos e o caos e a governabilidade no sistema mundial moderno
1.1 “Sistema-Mundo moderno” e “Ciclos Hegemônicos”
1.2 Giovanni Arrighi e o caos e a governabilidade no sistema mundial moderno
2 Immanuel Wallerstein – o declínio do poder americano e o colapso do sistema mundial moderno
2.1 O declínio do poder americano
2.2 O fim do mundo como o concebemos
3 José Luís fiori – o mito do colapso do poder americano e do sistema mundial moderno
3.1 A teoria do “universo em expansão” e a tese da “explosão expansiva”
3.2 Conjuntura internacional
3.3 Críticas a Immanuel Wallerstein e Giovanni Arrighi
Considerações finais