EPA apresenta plano de redução de enxofre na gasolina
A Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) elaborou, no dia 29, novas regras para emissões de gases de veículos. O projeto, chamado TIER 3, exige a redução de dois terços no teor de enxofre da gasolina e impõe limite às emissões por veículos novos a partir de 2017. O enxofre prejudica o desempenho de catalisadores, cuja função é reduzir a poluição liberada pelos automóveis. Segundo fontes no governo, o anúncio teria sido adiado para depois das eleições dada a sensibilidade política do tema. Congressistas republicanos e a indústria petrolífera se opõem à iniciativa. As refinarias afirmam que os padrões aumentarão os custos de produção da gasolina, encarecendo o galão do combustível em até 9 centavos de dólar. Segundo a EPA, o acréscimo no preço final será inferior a 1 centavo por galão, e as refinarias menores terão um prazo de ajuste mais flexível. Ambientalistas e a indústria automobilística apoiam o plano. Para os fabricantes, o padrão nacional harmoniza diferentes exigências estaduais que complicam a comercialização dos carros. A mudança colocaria todo o país em conformidade com os limites de enxofre já vigentes na Califórnia. Além disso, a nova composição da gasolina facilitaria a adequação do setor a padrões federais para autonomia de veículos, assim como às regras para emissões de novas frotas contidas no projeto. Segundo a EPA, a medida teria um impacto equivalente ao de tirar 33 milhões de carros das ruas, melhorando a qualidade do ar, e reduzindo a ocorrência de doenças. A proposta ficará disponível para comentários públicos antes da conclusão do texto final.