Obama estabelece normas de eficiência para veículos pesados
O presidente Obama anunciou, no dia 9, novos padrões de eficiência para veículos pesados fabricados entre 2014 e 2018. O plano determina redução de até 20% no uso de combustível para carretas e de até 10% para os demais veículos pesados. Embora esses veículos representem apenas 4% dos veículos no país, a frota é responsável por um quinto do consumo de combustível. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) e a Energy Information Administration, a parcela de emissão de carbono dos veículos pesados também é de 20% do total. A Administração de Segurança de Tráfico nas Estradas Nacionais e a EPA estimam que o novo padrão de eficiência permitirá reduzir a emissão de cerca de 250 milhões de toneladas de gases nocivos e eliminar o consumo de 500 milhões de barris de petróleo durante a vida útil dos veículos pesados construídos na vigência do programa. No mês passado, Obama anunciou acordo semelhante com o setor automotivo para novos padrões de eficiência para automóveis a partir de 2016. O anúncio referente à frota pesada é inédita na história do país. O secretário de transporte, Ray LaHood, declarou que esses padrões integram o primeiro programa que tem por objetivo aumentar a eficiência de todos os tipos de transporte do país. Setores industriais também elogiaram a iniciativa. Para Tim Solso, presidente da Cummins, fabricante de motores para ônibus e caminhões, a medida mostra como governo e setor privado podem trabalhar em conjunto por melhores políticas. Já o porta-voz do líder da maioria na Câmara, Erica Cantor (R-VA), considera o plano ruim para a economia, pois limitará a criação de empregos e prejudicará trabalhadores e pequenos negócios.