FEC autoriza anúncio de comitê político em programa de humor
A Comissão Eleitoral Federal (FEC, na sigla em inglês) emitiu, em 30 de junho, opinião consultiva permitindo ao comediante Stephen Colbert usar recursos de sua emissora Viacom para anúncios de seu recém-criado comitê de ação política, o “Colbert Super PAC”. Os advogados de Colbert consultaram a FEC sobre a possibilidade de o comediante receber a mesma isenção dos meios de comunicação, que opinam sobre candidatos sem ter que divulgar gastos, como exigem as leis de financiamento. Por 5 votos a 1, a comissão autorizou Colbert a usar recursos da emissora e a publicar anúncios independentes, desde que apenas em seu programa e site. A Viacom, no entanto, seria obrigada a divulgar gastos incorridos, mesmo que a título de doações, caso Colbert veicule os anúncios em outras emissoras. O único voto contra foi do comissário de indicação republicana, Donald McGahn, que defendeu a publicidade em todas as redes, e não apenas na Viacom. Defensores da reforma de financiamento de campanha temiam que a decisão fosse mais permissiva, permitindo outras brechas na arrecadação de comitês políticos, o que aumentaria o envolvimento da mídia nas eleições. Políticos como a republicana Sarah Palin, que são comentadores em canais de comunicação, poderiam favorecer candidatos utilizando a estrutura de suas emissoras em favor de comitês. O parecer da FEC não se aplica aqueles que, ao contrário de Colbert, não controlam totalmente a produção do programa. A medida, no entanto, não esclarece se este também seria o caso do pré-candidato republicano, Mike Huckabee, que apresenta e produz o próprio programa na FoxNews.