Notícias

Republicanos rejeitam votação de orçamento de defesa

Senador Harry Reid, líder da maioria na Casa, em 2010 (Crédito: CAP/UNLV Photo Services/Geri Kodey)

Por Geraldo Zahran [Informe OPEU] [Notícias]

A proposta para votar o orçamento de defesa de 2011 foi derrotada no Senado em 21 de setembro. Com 56 votos democratas a favor e nenhum republicano, o senador Harry Reid (D-NV) e líder da maioria no Senado, não conseguiu os 60 votos necessários. O resultado é atribuído à iniciativa de Reid em vincular o orçamento de defesa a questões de imigração e homossexualismo. As emendas propostas pediam a aprovação do Development, Relief and Education for Alien Minors Act (DREAM Act) e a revogação da política do “don’t ask, don’t tell”.

O primeiro vem sendo derrotado sistematicamente no Congresso desde a sua introdução em 2001. Na essência, trata-se de medidas para permitir que jovens imigrantes irregulares possam legalizar a situação, após cumprir dois anos de serviço militar ou concluir a graduação em ensino superior nos Estados Unidos. Para serem elegíveis, eles precisariam ter imigrado com menos de 16 anos, morado por cinco anos contínuos nos EUA e cursado o ensino médio no país, além de ter “bom caráter moral”.

Já o “don’t ask, don’t tell” diz respeito à política que rejeita a presença de homossexuais nas forças armadas e, consequentemente, impede que um oficial fale e seja interrogado sobre sua opção ou comportamento homossexual. Apesar do apoio de Barack Obama e de parte dos militares, a iniciativa democrata foi vista pelos republicanos como uma jogada eleitoreira dada à proximidade do pleito em novembro, quando o senador Reid concorrerá à reeleição por um estado com forte influência latina.

 

[Postagem editada, com inclusão de imagem em 7 out. 2024]

 

Assine nossa Newsletter e receba o conteúdo do OPEU por e-mail.

Siga o OPEU no InstagramTwitter, Linkedin e Facebook e acompanhe nossas postagens diárias.

Comente, compartilhe, envie sugestões, faça parte da nossa comunidade.

Somos um observatório de pesquisa sobre os EUA, com conteúdo semanal e gratuito, sem fins lucrativos.

Realização:
Apoio:

Conheça o projeto OPEU

O OPEU é um portal de notícias e um banco de dados dedicado ao acompanhamento da política doméstica e internacional dos EUA.

Ler mais